terça-feira, 25 de março de 2014

Maracatu Aroeira - Curitiba















Sobre

O Maracatu de Baque Virado, ou Maracatu Nação, é uma manifestação da cultura popular brasileira surgida durante o período da escravidão e hoje se situa no estado de Pernambuco. Apesar das inúmeras versões, hipóteses e histórias para o seu surgimento, a explicação mais aceita é de que ele é oriundo das coroações e autos do Rei do Congo, prática trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. A tradição do Maracatu está ativa há mais de duzentos anos e hoje suas raízes estão situadas principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu. Seu ritmo, no entanto, é tocado pelo mundo todo.

A cultura do Maracatu de Baque Virado chegou a Curitiba há cerca de dez anos, com a chegada da Família Fagundes na cidade. Durante este período cinco grupos percussivos passaram por aqui, o Boizinho Faceiro, o Maracaeté, o Estrelado sul, o Voa Voa e o Maracatu Itá. Foi pela união de batuqueiros do último dos grupos que nasceu o Maracatu Aroeira.

Tendo como data oficial de fundação o dia 20 de novembro de 2012, o Maracatu Aroeira surgiu quando batuqueiros se reuniram para celebrar o Dia da Consciência Negra. O grupo é coordenado por Matê Magnabosco, batuqueira desde 2006 e conta com aproximadamente 30 integrantes.

Essencialmente tocamos o Maracatu de Baque Virado,  cultura oriunda do estado de Pernambuco, mas também nos interessam outros ritmos da cultura popular brasileira, como a Ciranda, o Afoxé, o Jongo e o Côco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário